Televisão para crianças

Durante boa parte do dia a televisão aqui em casa fica ligada no canal infantil da BBC, o CBeebies. Minha bebê de 4 meses ainda não entende o conteúdo, mas gosta das músicas, barulhos, vozes e cores que passam no canal. Ela fica uns bons períodos entretida enquanto eu, tentando abstrair e deixar o barulho de fundo, vou fazendo outras coisas, como por exemplo escrever aqui no blog.

Nunca gostei de barulho de fundo pra escrever ou pra ler, com exceção de música calma instrumental – o completo oposto do tipo de barulho que passa no canal da criançada – mas é uma habilidade nova que precisei desenvolver. Estou sempre com os olhos e ouvidos um pouco nas minhas atividades e um pouco na minha bebê.

Dito isso, desde que me mudei de volta pro UK tenho assistido mais televisão do que fazia no Brasil. Ainda grávida, em casa e sem trabalhar, assistia programas jornalísticos, de variedades e documentários, e ficava admirada com a qualidade da produção televisiva daqui.

Com a chegada da bebê comecei a me inteirar da programação infantil, e fiquei encantada com a qualidade dos programas do CBeebies. A maioria deles têm um tipo de estimulação muito bem pensada e produzida, fazendo com que os pais possam deixar seus pequenos curtir a TV na certeza de estar colocando-os em contato com conteúdos enriquecedores e sadios. O canal é admirável pela sua qualidade visual, musical, cultural, congnitiva e de inclusão social. Os apresentadores e personagens são de várias etnias, além de alguns serem também portadores de necessidades especiais, físicas e cognitivas.

Os programas são muito criativos. Alguns dos meus favoritos mostram coisas como bonequinhos fazendo Yoga, desenhos ensinando detalhes de línguas e culturas comumente encontradas no Reino Unido (como Urdu, Hindi, Galês, Francês, Alemão), histórias da cultura local, crianças com necessidades especiais e linguagem de sinais. Especialmente lindo é o programa da hora de dormir, que passa à noitinha, cujas músicas têm um efeito calmante até em adultos!

O CBeebies é voltado para as crianças que ainda não vão na escola, mas nós pais acabamos por aprender várias palavras e detalhes culturais novos também, além de nos divertir. Dá pra perceber que por detrás do CBeebies tem um trabalho cuidadosamente elaborado, resultando numa programação de alta qualidade. Sorte da criançada de poder contar com um canal de televisão assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *