Os Doze Curadores e Outros Remédios: tradução para o Português

Passei os últimos dias de 2013 e os primeiros de 2014 envolvida com um projeto de tradução, do Inglês para o Português, da edição definitiva do livro “Os Doze Curadores e Outros Remédios“, de Edward Bach, cujo original data de 1941.

Os Doze Curadores é um livro base para entender o famoso sistema de florais de Bach, pois contém a descrição original de cada um dos 38 remédios herbáticos e explica o método de fabricação dos florais. Esta edição definitiva, editada em 2011 pelos atuais guardiões do legado do Dr. Bach, tem a preocupação de manter a fidedignidade à escrita original, pois, sendo antiga, foi por muitas vezes modificada, gerando possíveis variações de entendimento ao longo dos anos. Já havia sido traduzida para muitas línguas, mas curiosamente, apesar de haver um bom potencial público brasileiro, não para o Português.

Minha relação com o Bach Centre e o universo dos florais se iniciou com minha ida à sede para cursar o primeiro nível de formação do sistema, uma experiência fascinante que relatei aqui. Desde então tenho experimentado os florais de Bach em mim mesma e em pessoas próximas (obrigada, minhas queridas cobaias), além de ter lido e pesquisado um pouco mais sobre o trabalho do médico e homeopata Dr. Edward Bach.

Há muitas coisas que me encantam no seu trabalho, a começar pela trajetória do doutor: um médico que abandonou título, fama e grana para seguir seu coração e intuição. A simplicidade e generosidade do seu trabalho – atendia de graça e vivia na pendura, alugando com dificuldade a casa e fazendo os próprios móveis com madeira local – persistem até hoje, na forma como as plantas são cuidadas, na equipe pequena e super disponível, na simplicidade dos móveis, nos preços acessíveis dos cursos e simbólicos dos souvenirs. O centro em si, a antiga casa onde o Doutor morava e atendia, é um lugar lindo, simples, energizado e maravilhoso. Quem o visita sai com as energias renovadas.

O link para dowload da Edição Definitiva de Os Doze Curadores e Outros Remédios em Português pode ser encontrado neste link do site do The Bach Centre. O arquivo pode ser repassado, linkado e compartilhado nas redes sociais de forma livre e gratuita, desde que mantido sem nenhuma alteração.

Foi uma sorte e um privilégio poder trabalhar nesta tradução. Foram dias prazerosos de contato próximo com a filosofia do Dr. Bach e com a energia das flores, que tanto bem fazem à humanidade, por graça e generosidade do criador de todas as coisas.

Os Doze Curadores Florais Bach

3 ideias sobre “Os Doze Curadores e Outros Remédios: tradução para o Português”

    1. Olá Ildislane, obrigada pelo seu comentário. Se você seguir o link indicado no artigo ou clicar na imagem do post, será direcionada para a página do download, onde deverá clicar em “Baixar”. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *