10 benefícios de se fazer arte

Outro dia me peguei experimentando novamente a gostosa sensação de estar absorvida num pequeno trabalho de arte, quando reconstituía um pedaço de uma página rasgada de um livro de estorinha da minha filha. E prometi para mim mesma, mais uma vez – essas promessas que custamos a pôr em prática – que procuraria garantir mais espaço para essas brincadeiras descompromissadas no meu dia a dia, tão bem que já me fizeram e que, com esse simples desenho, lembrei que ainda me fazem.

Aí me deparei hoje na internet com um artigo em Inglês bem bacana, listando 10 motivos pelos quais desenhar (generalizável para artes em geral) tem efeitos terapêuticos e libertadores. Resolvi traduzi-lo e publicar aqui no blog, pois pode inspirar mais gente por aí.

Saquemos pois os instrumentos de qualquer arte que faça bem à nossa alma e sejamos mais felizes!

Boa leitura.

***

10 Maneiras com que Desenhar Pode Aliviar o Estresse e Inspirar Maravilhamento
Orginal em Inglês por Danny Gregory

Procurando por formas de ser mais calmo, feliz e mais centrado? A resposta pode estar nas páginas de um caderno de rascunho.

Como alguém que conhece os efeitos positivos que desenhar pode trazer para a vida de qualquer um, eu gostaria de dividir algumas razões pelas quais desenhar é uma ótima atividade para promover relaxamento e ajudar você a levar uma vida mais feliz.

1. Você se reconectará com o seu espírito travesso.

Muitas pessoas desenhavam e pintavam quando crianças, sem se preocupar com talento ou a qualidade final do produto. Reconectar-se com aquele espírito criativo divertido é relaxante e libertador. Mesmo que você não tenha mais desenhado desde que tinha seis anos, alguns minutos por dia desenhando coisas simples ao seu redor pode liberar uma energia de diversão capaz de preencher todo o seu dia.

2. Você se surpreenderá.

Desenhar não é um assunto misterioro de talento dado por Deus. Leva apenas alguns minutos de prática todos os dias para fazer novas conexões no seu cérebro e no seu corpo. Eu descobri que manter um jornal ilustrado me ajuda a desenvolver um hábito criativo que revitaliza a minha habilidade de desenhar. E na medida em que o seu caderno de rascunhos vai se preenchendo com lindos desenhos, você fica orgulhoso e ávido por continuar.

3. Você conseguirá controlar o tempo.

Fazer arte pára o tempo. Quando você desenha ou pinta o que está ao seu redor, você foca e vê [o objeto] pelo que ele é. Ao invés de viver num mundo virtual, você estará presente. Ao invés de todas as coisas zunindo na sua cabeça, você será capaz de parar, limpar a sua mente, respirar fundo e apenas ser. Você não precisa de um mantra ou guru. Ou uma app. Apenas uma caneta.

4. Você contará a sua história.

A vida é simplesmente uma longa sucessão de pequenas epifanias. Você precisa parar e aproveitá-las. Ao desenhar as coisas cotidianas que você encontra, você estará fazendo um registro do que você está vivendo e o que você está aprendendo. Um desenho e uma frase ou duas em um caderno de rascunhos transforma aqueles momentos cotidianos em algo significante. Com o tempo, você produzirá um livro de memórias – um verdadeiro registro do que é importante em sua vida.

5. Você combaterá o perfeccionismo.

Muitas pessoas são tentadas a evitar fazer coisas que elas não conseguem fazer bem. Mas criatividade se resume em tomar riscos e fazer coisas novas – coisas que podem não se sair exatamente como tínhamos planejado. Desenhar pode ajudar você a evitar as limitações do perfeccionismo e aprender a improvisar. Você aprende a ver “erros” como lições e oportunidades para improvisação. Frequentemente uma linha vacilante ou um respingo de tinta podem transformar um rascunho em uma obra de arte expressiva. Aprenda a deixar rolar, brincar e descobrir.

6. Você se reconectará com a sua criança interior.

Desenhe com uma criança, e desenhe com giz de cera, têmpera, pasteis e pintura com os dedos. Interaja com o seu parceiro de desenho. Aceite pedidos. Conte uma história e ilustre-a enquanto o faz. Peça à sua criança que desenhe uma linha maluca e você adiciona a ela para fazer um elefante ou um trem ou um sanduíche de presunto. Rabisque. Respingue. Brinque. Por alguns minutos, libere-se e seja uma criança.

7. Você perceberá que o mundo não é perfeito.

Mas é lindo. E as coisas mais belas têm personalidade e experiência embutidas nelas. Há muito a aprender e apreciar em uma caneca lascada, uma maçã meio-comida, as linhas minúsculas no couro do seu painel. Fazer arte irá lhe mostrar o quanto você já tem. Seus reais tesouros. Um Maserati novo em folha é muito menos belo de se desenhar do que uma pickup velha enferrujada.

8. Você criará memórias.

Quando você desenha, você melhora a sua memória. Ao desacelerar e observar cuidadosamente, você cria registros mais profundos e mais vívidos de tudo que o rodeia. Faça do desenho um hábito, e sua habilidade de evocar o passado e apreciá-lo mais uma vez irá crescer exponencialmente.

9. Você se livrará do tédio.

Você nunca se entediará ou desperdiçará tempo de novo. Todo dia é cheio daqueles momentos entre atividades. A espera no consultório médico, assistir televisão acéfala. Ao invés de ler tweets no seu telefone, você fará uma peça de arte. Cada minuto do seu dia conta. Faça-o valer a pena.

10. Você compartilhará a sua arte.

Na minha escola de desenho, encorajamos estudantes a postar o seu trabalho online. De início pode parecer assustador, exibir o seu trabalho para que estranhos comentem sobre ele. Mas se você encontrar uma comunidade que apóia eencoraja, seu incentivo para desenhar cresce. E as conexões que você forma com os outros na mesma jornada de descoberta são profundas. Desenhe com os seus amigos. Desenhe os seus amigos. Compartilhe o seu caderno de rascunhos e as histórias da sua vida. O que poderia ser mais bonito?

***

Reconstituição

2 ideias sobre “10 benefícios de se fazer arte”

  1. adorei o texto , muito certeiro em todos os itens, mas o 5 foi o que mais gostei, perfeição e quase uma verdade!
    Vou compartilhar com meus alunos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *